Com tanta novidade e instantaneidade na tecnologia, o que poderia ser mais divertido do que um pouco de nostalgia? Foi isso que a tag #twittealgomuitoantigo conseguiu na noite de ontem: provocar uma catarse coletiva entre os brasileiros no Twitter, num esforço simultâneo que tinha mais a ver com participar de uma brincadeira daquelas tipo fim de festa quando todo mundo vai pra varanda contar piadas ao estilo “sabe aquela?” do que colocar o assunto nos Trending Topics, o que por muito pouco não aconteceu.
A tag surgiu ontem às 04h38 da tarde por @danimart, e logo depois às 04h53 por @napoleao(que já se auto-intitulou criador da tag em sua Bio no Twitter), e atingiu seu pico às 19h, quando celebridades, executivos, publicitários e muitos anônimos aderiram ao movimento. Competindo com notícias sobre a tragédia no Haiti e a estréia do BBB, acabou perdendo força quando Pedro Bial e o seu zoológico humano pintaram na telinha, mas durante a madrugada e ainda hoje pela manhã é possível ver novas e repetidas citações como “Tênis Conga”, “Disquete Verbatin”, “Ursinhos Carinhosos” e “ICQ”.
Fenômenos como esse são inspiradores e podem desencadear outros movimentos que, se bem aproveitados pelo mercado, podem mudar a atratividade de uma marca, de um produto, de uma idéia. O “revival” tem sempre um grande espaço para “buzz” no mundo virtual e nas prateleiras do mundo real. Ontem mesmo a @saraivaonline fez bom uso disso e passou a oferecer seus estoques de produtos ligados ao Karatê Kid, Mazzaropi, Os Trapalhões e outros com a tag #twittealgomuitoantigo. Hoje seria ótimo se surgisse algo na mídia tradicional como anúncios fresquinhos de oportunidade sobre esse barulho de ontem na Twittosfera.
Acreditamos muito nesta nova inteligência de marketing e no poder que os formadores de opinião têm de fazer boas idéias virarem febre. E é mais simples do que parece. Basta unir a criatividade e velocidade de aproveitar o poder de propagação das redes sociais e dos movimentos virais do mundo virtual para incentivar uma nova maneira de consumir produtos e aderir a novas idéias no mundo real. É a força da conexão no sentido tecnológico e sociológico. Ou seja, aproveite o #twittealgomuitoantigo e #facaalgomuitonovo.
Nota do Blog Inspiral: Como vocês podem ver nos comentários, existe uma polêmica em torno da criação da tag envolvendo o usuário @napoleao. Gostaríamos de informar que para desenvolver o texto acima buscamos o dado na ferramenta de monitoramento Trendistic, que atesta, conforme imagem abaixo, a informação que repassamos neste artigo. No entanto, a própria @danimart reconhece que "retuitou" o @napoleao. Então gostaríamos de registrar o fato nesta nota, e aproveitamos também para dizer ao @napoleao que infelizmente ainda não o conhecemos e não o estamos "atacando" como ele vem mencionando em seus tweets. Ao contrário: demos o crédito e adicionamos com a informação na Bio sobre a criação da tag e que agora até a @danimart reconhece isso. Ahh, e que a tag é muito inspiradora e ainda está nos divertindo muito : )
Reprodução da tela do Trendistic
Valeu pelo texto que matou a pau o chato do @napoleao, que agora quer crédito pela criação da tag. Os publicitários do Brasil estão muito atrasados. Ja li os jornais e ainda nao teve nada de novo. Parabéns pra Saraiva que aproveitou o bonde.
ResponderExcluirWilly
Muito legal o que escreveu. Acredito que um dia a publicidade brasileira abrira os olhos para as redes sociais e instantaneidade da internet e tirara proveito disso!
ResponderExcluirNatássia Andrade
excelente essa observacao. otimo post.
ResponderExcluirtwitter.com/evandrospfc
Muito bom o texto só me surpreendo com pessoas tipo o @napoleao em tomar propriedade de uma coisa que não é dele.
ResponderExcluirSinceramente sinto um ar de pessoa fracassada, quem sabe algum dia ele contara a seus netos que criou a hashtag #twittealgomuitoantigo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir@melissajorn que legal eu twittei váááárias vezes adorei
ResponderExcluirEstava com o name do twitter errado :P
Bom, sem dúvida aproveitar esses momentos que a twittosfera proporciona é uma grande sacada, mas requer pensamento rapido e oportunidade.
ResponderExcluirAcho engraçado no post diz que a hashtag surgiu as 07h38 da noite, mas eu vi ela bem antes, e até twittei algo com a tag.
Mto legal seu texto só há um equívoco... o trend começou antes das 5 da tarde... até as 7 da noite jah tinha 5.000 posts sobre o tema. Entre 6 horas e 7 horas eram postados 653 posts por minuto com o tema. Se quiser conferir veja a timeline da @flaviavianna que foi a primeira pessoa que sigo que posto ou trend. Sinto muito mas não foi o @napoleao o criador :)
ResponderExcluirEh..7h eu já tava cheio de tanto ler isso..acho q não estão corretos no tempo e créditos ao criador.
ResponderExcluirO interessante é o que existia duas tags a #twittealgomuitoantigo e a #tuitealgomuitoantigo
ResponderExcluirCréditos as pessoas erradas:
ResponderExcluirhttp://twitter.com/Haoh/status/7679174758
http://twitter.com/corinthiana/status/7677701902
veja os horários, é bem antes das 19horas.
Tirei estatisticas sobre o tema... realmente foi criado pelo @danimart as 4:38 da tarde. confira aqui: trendistic.com/twittealgomuitoantigo/_24-hours
ResponderExcluirPessoal, obrigada, vcs tinham razão! Eu moro na Espanha e aqui são 3 horas à frente, então o horário estava errado. Aí no Brasil o fenômeno começou às 04h38 segundo o http://trendistic.com/ . Obrigada e continuem acompanhando o nosso blog e conheçam o nosso trabalho no http://www.inspiral.com.br/ .
ResponderExcluirBjos e abs a todos!
Caro senhor, "Inspiral".
ResponderExcluirComo você pode ver no link a seguir, eu twittei tal tag as 18:12:35 GMT, ou seja, 16:12:35 aqui no Brasil.
http://search.twitter.com/search.atom?q=from:napoleao+Havaiana+de+Pau
O Trendistic está errado na sua avaliação.
A @danimart (minha amiga, por sinal) twittou as 18:38:56 GMT (16:38:56, horário de Brasília).
Se você encontrar alguém que twittou tal tag antes do horário acima, tenha certeza que serei humilde em afirmar a não criação da tag pela minha pessoa.
Abs.
Sem mais...
@napoleao
Copiei do @napoleao, assim que ele twittou, portanto o crédito é dele. =)
ResponderExcluirTô achando demais essa discussão de quem criou a tag.
ResponderExcluirJust fun, não muda nada e será esquecida rapidamente, então...vamos trabalhar?
Que importãncia tem saber quem criou essa hashtag? Tem bilhões de outras por aí, se fossem se preocupar com quem criou cada uma delas...........
ResponderExcluirSem contar que é meio tosco colocar na Bio também que é "dono" de uma hashtag, como se isso fosse mudar alguma coisa na vida de alguém, até mesmo do tal criador, seja lá quem for.
O Napoleão é um dos mais criativos e divertidos do twitter.
ResponderExcluirEm vez de ficar nesse #mimimi, passe a seguí-lo.
Abs
sentiram o cheiro? não? preste atenção, cheiro de inveja no ar...
ResponderExcluirseu babaca, todo mundo tem momentos de nostalgia
#twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo #twittealgomuitoantigo
Abraço
Eu acho bacana saber de quem foi a ideia sim. Afinal, se a hashtag obteve tantos adeptos é porque a ideia foi boa e a galera curtiu.
ResponderExcluirParabéns @napoleao! Não é por acaso que te sigo a tanto tempo.
@danimart diz: E eu acho que foi o @napoleao que criou mesmo... Pq eu me lmebro de ter copiado dele. enfim..
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